segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Apenas o fim

Tá, eu sei que eu meio que abandonei meu blog, mas nem tudo que parece, é. Tenho passado por várias coisas pessoais, e a faculdade também nao ajudou tanto, mas como eu sempre digo, agora to de "férias", provas agora só em novembro e depois terei literalmente fééérias! Vou tentar atualiazar isso aqui, e vou começar por um filme brasileiro que assisti esse feriado e que merece um post. Pode até ser clichê ta falando sobre ele, mas ele fala de coisas super clichês, como amor, briga de namorado, diálogos de namorados, dramas de relacionamentos, tudo muito clichê, mas a verdade é que TODOS amam clichê, porque se nao amassem, nao fariam mais filmes dessa qualidade. E apesar de abordar um tema que já é bastante explorado no cinema, ele é diferente, único e bem legal, pois tem cenas em P&B, o posicionamento da câmera estática em plonggé, (de cima para baixo), o plano de filmagem é genial e provavelmente será passado em muitas salas de aulas(em cursos que abordem TV), como o elefante e outros filmes que usam planos de filmagens geniais. O mais legal desse filme, além do roteiro, logico, é que ele foi dirigido por um aluno(Mateus SOuza de 21 anos) da Faculdade da Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sem falar que, enquanto outros filmes gastam milhoes em produções, como Vicky Cristina Barcelona: R$ 30 milhões, Apenas o Fim gastou em torno de R$ 8 mil. Outro ponto que eu nao poderia deixar de comentar é que apesar do filme ser na maioria do tempo um diálogo entre um casal, não é um filme cansativo, chato...pelo contrario! Você fica com os olhos grudados na telinha pra não perder nada do que foi dito, talvez por nos sentirmos proximos do que se fala, e do que aquele casal ta vivendo naquele momento de crise. Dizem que todos os personagem que ali sao representados, sao ficticios, mas existem boatos que dizem também que não são, e que na verdade o Antonio(personagem vivido por Gregório Duvivier) se enquadra no proprio Mateus, no jeito e também na aparência. Lendo a uma entrevista que o mesmo deu, até que achei parecido também, confiram:

Depois do sucesso do filme, você virou tipo um superstar na faculdade?

Os professores me tratam como qualquer outro aluno: me dão falta, pegam no pé etc. Mas a maioria compreende. Quando eu perco um trabalho importante por estar num festival, por exemplo, me dão uma segunda chance. A minha sorte é que eu sempre fui bem CDF, então, mesmo cheio de compromissos e com a vida social arruinada, continuo a me virar bem com as notas. Com os alunos também não mudou muita coisa não. As garotas continuam a não me achar muito atraente, o que é triste, visto que entrei nessa profissão justamente por causa disso.

Quando você terminou Apenas o Fim, ficou com medo que virasse “filme-de-um-público-só”?

Eu lia muitos livros de diretores e nove entre 10 diziam que o melhor jeito de aprender a fazer cinema era filmando. Então eu fui lá e filmei pra aprender. Nunca imaginei que o filme fosse ganhar prêmios, que fosse passar na Holanda e ser convidado para um festival na Eslovênia. É um filme, afinal que não sei é bom ou ruim, mas é bem simpático e funciona incrivelmente bem para um público determinado. É um filme jovem, feito por jovens, sobre um casal jovem. Mas, ao mesmo tempo, fala sobre o tema mais universal do mundo, relacionamentos. Qualquer um, de qualquer idade, já passou por um término de relacionamento. E é por isso que muitos adultos saem emocionados da sessão. Agora que vai ter gente que não vai gostar também, é um fato, e críticas fazem parte da profissão.

Jean Luc-Godard ou Kevin Smith?

Paulo Coelho (brincadeira). Impossível escolher. Um revolucionou o cinema, o outro me arranca lágrimas toda vez que eu assisto Procura-se Amy.

Lady Gaga ou Brigitte Bardot?

Scarlett Johansson (sério).

Uma canção que te defina.

“Eu Tô Tristão”, do Casseta & Planeta (brincadeira). “Cara Estranho”, Los Hermanos (brincadeira). “Creep”, Radiohead (brincadeira). “Eu Só Te Amo Porque Você Gosta do Woody Allen”, da minha antiga banda, Os Caras Legais. Se não valer, “I’d Rather Dance With You”, do Kings of Convenience.

Qual foi a referência pop mais tosca que você já usou?

O protagonista do Apenas o Fim diz que Transformers é melhor que todos os filmes do Godard juntos. E o filme passou em Paris, com um crítico da (revista de cinema) Cahiers du Cinema na platéia. Baita situação. Mas sério, Bumblebee + Megan Fox não dá pra resistir, a Nouvelle Vague que me perdoe.

Do jeito que o Mateus estreou bem, isso é apenas o começo pra ele! :D TA BOM! nao vou falar mais nada, corre pro cinema e assiste e depois me fala o que você achou!

beijos.

2 comentários:

  1. Muito bem Igor, tem q incentivar sua namorada, não só pq ela OBRIGA, mas pq o post tá bem mermo Nah, parabéns!!!

    ResponderExcluir